Espécies de animais Marinhos

        O trabalho realizado em Arraial do Cabo, no mês de maio, foi de grande valia para nossos conhecimentos de biologia, pois tivemos a oportunidade de ver a vida marinha de perto, como foi estudado em sala. No trabalho de campo, observamos e coletamos diversas espécies de animais marinhos e estudamo-nos na praia. Nenhum animal sofreu quaisquer tipos de danos e foram devolvidos ao mar no final da análise.
         As espécies coletadas foram:
Cyclichthys spinosus (Baiacú de espinho)

    Este peixe foi coletado próximo ao costão rochoso e rapidamente mostrou sua principal forma de defesa: inflar para parecer maior e mostrar seus espinhos. Ele faz isso engolindo uma grande quantidade de água. Assim, seu estômago incha, como uma bexiga.
Ligia exotica (Barata do mar)
       O pequeno crustáceo parecido com um camarão foi encontrado próximo às rochas. Ele possui cerca de 5cm e pertence a ordem Isopoda. Como vantagem evolutiva, o animal apresenta cor semelhante a das rochas encontradas na região, o que permite sua camuflagem. Apesar de depender diretamente do mar, ela possui habitos terrestres.

Echinometra lucunter (Ouriço preto)
       Os ouriços pretos são nativos do litoral atlântico das Américas, sendo encontrados desde os EUA até o sul do Brasil. Apresentam  simetria radial  e são dotados de espinhos rígidos em sua carapaça, que servem como defesa. Entre estes espinhos, encontramos  projeções tubulares que possuem ventosas em suas extremidades, facilitando sua fixação nas rochas.
       Possui um único orifício que é, simultaneamente, boca e ânus. Nesta "boca", o ouriço apresenta um aparelho raspador, denomidado lanterna de aristóteles. Este desgasta superficialmete as pedras para obter seu alimento. Sua coloração varia do preto ao roxo.

Lithechinus variegatus (Ouriço roxo)
 
         Como os ouriços pretos, os ouriços roxos, encontrados ao longo de toda a costa brasileira, também possuem simetria radial, apresentam a lanterna de Aristóteles e possuem espinho. Contudo, estes são menores e mais claros.

Isostichopus badionotus (Pepino vermelho)
            O pepino vermelho é uma espécie de pepino-do-mar, que pode atingir até seus 45cm de comprimento. Estes animais possuem ventosas, localizadas na região ventral, que servem para o seu deslocamento. Em sua cloaca são localizados hidropulmões. Na tentativa de escapar de predadores, o pepino-do-mar põe suas vísceras e uma parte de seu sistema respiratório, junto com toxinas, para fora.
Zoanthus nacional
        É um tipo de coral básico que vive em colônias. Sua coloração deve-se a simbiose que estes organismos realizam com a zooxantela, isto é, um tipo de alga unicelular.


      Classificação 
      As quatro bacias abaixo listadas foram organizadas de modo que houvesse harmonia entre seus respectivos animais.

Bacia 1
      Na bacia de número 1, nós tivemos os artrópodes e os moluscos. Dentre eles os paguros, turbo snail e duas espécies de caranguejo.

Bacia 2
          Na bacia de número 2, tivemos os seres equinodermos, como os pepinos e os ouriços-do-mar.


Bacia 3
          Na bacia de número 3, tivemos uma espécie de esponja e a Ligia exotica.
 
Bacia 4
           Na bacia de número 4, tivemos os cnidários e o único peixe coletado: o Baiacú.
        
         Após termos verificado essas compatibilidades, pesquisamos e verificamos que tais classificações são verídicas pois, de forma superficial, todos os seres apresentavam relação harmônica.